Café forte! Saiba qual a relação entre a cafeína e suas ereções
O perigo da diabetes
É importante ressaltar que, embora os pesquisadores tenham conseguido identificar a redução da disfunção erétil em obesos, pessoas acima do peso ou hipertensas, o resultado não foi o mesmo para os diabéticos.
O analista David Lopez, em entrevista concedida ao Huffingtonpost, explicou que a cafeína não conseguiu superar os efeitos prejudiciais da diabetes. Todavia, ele revelou não estar surpreso com o resultado, visto que a doença é um dos principais fatores de risco associados com a DE.
Eita cafezinho forte!
Os pesquisadores informaram que, provavelmente, um dos efeitos da cafeína no corpo inclui relaxar as artérias helicinas do pênis, o que aumenta o fluxo de sangue no órgão e ajuda a formar a ereção.
Durante os estudos, os participantes tomaram bebidas energéticas e sodas, além de café e chá. Porém, Lopez defende que os dois primeiros líquidos também contêm uma série de ingredientes desconhecidos e muita glicose.
“Uma coisa é certa: a açúcar está diretamente ligada à diabetes. Claro que existem alguns produtos que não possuem essa substância, mas eles contêm outros ingredientes que estão associados ao câncer”, explica o doutor.
Lopes ainda alerta que a pesquisa faz apenas uma relação entre as disfunções eréteis e a cafeína, portanto não pode recomendar nenhuma dose de ingestão exata. Logo, nada se entupir de café como afrodisíaco!
A hora certa de tomar café
Embora a primeira coisa que a maioria de nós faz é tomar uma bela caneca de café ao acordar, o canal ASAP Science revelou que isso está muito errado. Na verdade, existe um período certo e toda uma preparação corpórea que abrange o processo. Abaixo, você confere o vídeo explicando os detalhes. Caso queira, você pode acionar as legendas em inglês, mas depois nós explicaremos direitinho como é que funciona.
***
Segundo o vídeo, nós temos um relógio interno chamado ritmo circadiano, sendo que é ele quem controla como nos sentimos durante o dia, liberando pequenas doses de um hormônio chamado cortisol – também conhecido como hormônio do stress.
Das 8 às 9 da manhã, o nível de cortisol no corpo está mais alto. Isso significa que você possui um mecanismo natural para acordar. Embora pareça que consumir cafeína no pico do hormônio ajude a criar energia, os cientistas desvendaram que fazer isso, na verdade, reduz o efeito da substância. Assim, você cria uma tolerância maior à droga e reduz seu efeito de alerta.
Portanto, o certo seria tomar café depois do pico de cortisol que acontece às 9h. Além disso, os analistas descobriram que durante o dia o cortisol aumenta das 12-13h e das 5:30-6:30h. Logo, é recomendável ingerir cafeína fora desses horários.
Em geral, os picos de liberação do cortisol e o seu ritmo circadiano são principalmente regulados pelo sol. Portanto, não há muita relação com a sua escala de sono.
Mas o que acontece quando você acorda muito cedo ou tarde? Será que uma boa dose de café seria uma boa ideia? Não. Os pesquisadores descobriram que o nível de cortisol também aumenta 50% logo após o despertar, independentemente da hora. O recomendável é esperar pelo menos uma hora depois de acordar. Assim, o corpo já regulou os níveis de cortisol, o ritmo circadiano já se ajustou e você já pode entornar o caneco – de café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário: